Thursday, January 29, 2004

 
Amanha tenho que levar as minhas primeiras trouxas para a "casa" nova... mais uma mudanca que se aproxima e que se deve prolongar por varios dias. Comeca amanha, continua no Domingo com a chegada de mobilia e continuara pelos tempos seguintes ate ter algo a que possa chamar "o meu cantinho". Confesso que estou ansiosa por que isso aconteca pois da' logo outra estabilidade... emocional e financeira. Assim que as financas ficarem mais estabilizadas vou tentar comecar a usufruir um pouco da vida cultural de NY. Ate la, vou-me divertindo com as palhacadas que os Camones fazem na TV... e sao-no, literalmente. Se ja julgava que o programa "Idolos" em Portugal se aproximava o mais possivel do quanto uma pessoa podia ser humilhada em publico, o dos Estados Unidos ultrapassada isso em larga escala... mas tem a particularidade de conseguir ser extremamente hilariante. O que o torna tao divertido e que sao os proprios concorrentes que se ridicularizam. Incrivel!
Houve uma fulana, preta, grande, tipico aspecto Gospel (mas era so mesmo aspecto porque voz... nicles) que decidiu ir para la com o cao. Coitado do bicho... a meio da actuacao desatou a fugir! E isto e mesmo verdade!!!
Mas onde e' que andam os defensores dos direitos dos animais nestas alturas?

(grande pausa)

Epa, so de me lembrar da cena comecei a ter um ataque de riso aqui no laboratorio. Nem consegui pipetar de jeito. O que vale e que ha pouca gente aqui no momento. Pelo sim pelo nao, nao vou ler mais o que escrevi acima se nao ainda comeco na risota de novo. Coitado do bicho (risos... muitos risos!!). Ok, ja vi que estou num daqueles dias de parvoeira pegada em que parar de rir e coisa dificil. Ria-se entao!!!

LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLO
X'D (cheguei as lagrimas)

Fonix, ja me doem os abdominais. E tudo por causa da bela personagem com o seu cao!! Ha caes que se nascessem surdos seriam verdadeiramente afortunados. Que cena!!!
Bem, adiante... Houve outras pessoas (e notem que estou a falar no plural) que quando lhes diziam o quao mal cantavam ficavam a olhar com cara de parvos (ate aqui tudo normal) mas que depois recomecavam a cantar, como se nao fosse nada com eles. Ja para nao falar daqueles que se mostravam surpreendidissimos com a sua inaptidao para qualquer arte de palco e diziam algo como "Are you speaking seriously? Is that true?". O juri tambem nao esteve nada mal: em algumas actuacoes punham o papel em frente 'a cara e desatavam a rir 'as gargalhadas descontroladas (tipo as que eu ainda agora tive) ou entao diziam algo como "Bem, no que respeita a cantar... acho que te deverias dedicar 'a apicultura!". Acreditem, so' visto!!!
No lab as coisas estao a correr bem. Ja comecei a aprender algumas tecnicas de microscopia, o que tambem envolve fixar e montar embrioes (para os leigos na materia, nao tem nada a ver com sexo :)), e fui elogiada quanto 'as minhas aptidoes... tecnicas, diga-se mais uma vez. Aparentemente consegui fazer 'a primeira, e bem, o que a maioria das pessoas nao consegue. Ah, "granda" classe! Quem sabe, quem sabe? A JE!! ;)
Esta na hora de terminar por hoje... ha que ir fazer as "malas". Desculpem la qualquer coisinha... hoje estou mesmo a parvejar!

Wednesday, January 28, 2004

 
Afinal o dia ate acabou por correr normalzinho. Os peixes portaram-se bem e tenho embrioes para fixar. Tambem consegui adiantar um pouco do meu trabalho laboratorial no que toca a preparar solucoes, encomendar alguma coisa que precise e "chatear" as pessoas para me ajudarem. E' sempre complicado comecar a trabalhar num laboratorio novo... nao se sabe onde estao as coisas e nao existem mapas para isso. Ha mesmo que perguntar pois so quem tem boca e' que vai a Roma :)
Hoje fiz a ultima incursao ao centro medico. Mais uma vez o resulatdo da TB foi negativo. Acho que ficaram convencidos! Nos entretantos recebi mais um elogio ao meu belo casaco amarelo... comeca-me a parecer que a "modelo" e' que torna o casaco tao interessante, hehehe. A Tommy dever-me-ia contratar para a proxima campanha publicitaria (oh p'ra ela a ser modesta!).
Bem, ja sao 22h e o estomago esta a dar horas. Acabei agora de fixar os embrioes. Sabe bem comecar a trabalhar a serio!

 
Sera que o dia se avizinha mau?
De manha tudo me parecia fugir das maos... o mais relevante foi ter deixado cair o frasco de desodorizante que, por ser de vidro, se partiu. Ainda no rescaldo da operacao de "salvamento" bati com o joelho no lavatorio... ouch, doeu! Aquilo parecia um filme... afinal as sequencias de desastres acontecem na via real. Ao lavar os dentes deixei cair a escova e fiquei com a pasta espalhada no lavatorio... a juntar 'a festa, acordei com um daqueles penteados com personalidade, em que e' pura e simpesmente impossivel impor-lhe uma ordem.
O curioso e' que mesmo com tudo isto, consegui manter a boa disposicao.
O cenario la fora e' lindo, esta' tudo coberto de neve. No radio comecaram a tocar as Sugababes. Consegui vir para o laboratorio sem escorregar ou cair no chao....
Hhhmm, agora vejo que tambem ha motivos para o dia correr bem! :)

Tuesday, January 27, 2004

 
Continua a nevar... em menos de 20 minutos ja esta tudo coberto de branco e a neve ja comeca a adquirir alguma espessura. E' melhor despachar-me se me quero "aconchegar" com chocolate.
Hhhmm, nao sei porque, ver toda esta imensidao branca deu-me saudades do mar... acho que e' a falta daquela imensidao azul.
Tenho mesmo saudades do mar!

 
E eu que julguei que nao ia ter nada para dizer hoje.
No momento em que me preparava para comecar a escrever olhei para a janela e deparei-me com a maior tempestade de neve a que ja assisti. Estive agora uns minutos 'a janela e e' impressionante o tamanho dos flocos de neve. Qual neve em Londres, Paris ou Heidelberg, qual carapuca! Em Manhattan ate a neve vem em King Size! Parecem as folhas de platano no Outono, daquelas que se acumulam em pequenos montes nas ruas e que os miudos gostam tanto de pisar. Lembro-me que isso era um dos piores pesadelos do continuo da escola primaria onde andei... o pobre coitado juntava as folhas em belos montes grandes e fofinhos e la iamos nos pela calada destruir o servico. Ah, e sabia tao bem... era a superficie ideal para nos amparar dos "voos" que faziamos. Ainda me lembro do som e do cheiro... e dos berros do continuo, hehehe! De qualquer das formas, nao me parece que esta neve toda consiga ter a mesma utilidade. De certeza que vai formar uma camada de gelo consideravelmente espessa e perigosa.
Ooops, ve-se mesmo que isto e' conversa de uma parola Portuguesa. O Post-Doc Canadiano acabou de me dizer que isto nao e' nada de mais, que ha flocos muito maiores. O Post-Doc Alemao ajudou 'a festa a confirmar. Fonix!! Ainda vai ficar pior??
Pah, seja como for, e' mesmo um espectaculo lindo. Estou morta por ir para "casa" para ver o espectaculo do 12º andar! Hhhmmm, agora e' que me lembrei que nao tenho uma boa barra de chocolate em "casa"... e hoje que sabia tao bem!! Acho que me vou aventurar pela neve e ir ate 'a 2a Avenida. Deve ser fixe sentir os flocos de neve na cara... so naquele pedacinho de cara entre o nariz e a testa. Sera que com neve o labio inferior tambem congela... tenho que ir investigar :)

Monday, January 26, 2004

 
Hhmm, nada de especial a relatar execpto o facto de ter ido novamente ao centro medico para proceder ao teste da tuberculina. Ja o tinha feito ha 2 semanas atras e o resultado foi negativo mas, para ter a certeza que era mesmo negativo, tive que la ir repetir o teste... se continuar assim, daqui a pouco o resultado e' positivo por excesso de testes!
Recebi tambem o resultado das analises ao sangue onde me revelei imune 'a varicela e rubeula. Parece-me que, segundo os padroes americanos, sou uma pessoa saudavel (acho que em Portugal tambem sou mas lembro-me de ter feito sempre mais exames do que estes!).
Continua um frio de rachar e preve-se uma tempestade de neve durante os proximos dias. Espero que no sabado ja tenha amainado para me puder mudar para a minha nova "casa" e puder trazer o colchao no tejadilho da carrinha... caso contrario, fico a dormir nas tabuas... bem, veja-se o lado positivo: sempre faz bem as costas... teoricamente, claro!

Mais uma lista de consideracoes:
- Ha imaginacao para tudo. Embora ver limusinas pelas ruas ja se tenha tornado algo corriqueiro, vi uma que nunca me teria passado pela cabeca. Um jipe daqueles bem grandoes, tipo da UMM, transformado numa gigantesca limusina. Ate era engracada mas perdia aquela "classe" inerente.
- A plubicidade ao dia dos namorados tem sido uma constante desde que aqui cheguei... com mais de um mes de antecedencia relativamente ao dia 14 de Fevereiro. Tem sempre piada no inicio mas agora, confesso que ja chateia.
Considero seriamente que pode ser uma ameaca para muitos namoros. Primeiro porque uma pessoa se farta de coisas "love related" e o marmanjo/a que nos atura pode levar por tabela (nos incluidos) e depois porque, se se esquecer de dar uma lembranca/prenda/postal nesse dia 'a "cara metade" uma pessoa nao tem como se desculpar... é impossivel nao saber que o dia estava perto! Ja para nao falar de se poder ser acusado de falta de originalidade e ainda ouvir algo como "compraste a primeira coisa que viste na loja!". Pah, está tudo 'a venda em todas as lojas em todo o lado!!!!

Sunday, January 25, 2004

 
E' verdade, esqueci-me de dizer que comprei um livro pela Amazon. Foi-me recomendado pelo meu melhor amigo, luxemburgues, neste momento na Alemanha. Aqui tenho lido bastante pelo que o livro que trouxe de Portugal ja esta a terminar. Deve chegar no inicio desta semana... mesmo a tempo! :)

 
Estive no lab outra vez. Os meus peixitos continuam a crescer como deve ser e continuo a adora-los!
Vim para ca' logo pela manha mas, por volta das 16h, sai para ir ate ao Avery Fisher Hall. Vai haver um concerto da Orquestra Filarmonica de NY, em Fevereiro, para o qual quero ter a certeza de conseguir bilhetes. O "homenzinho" assegurou-me que seria uma boa opcao esperar pelo proprio dia do concerto para os comprar, uma vez que ha descontos para os estudantes da NYU... o que torna os ingressos substancialmente mais baratos. "Are you sure? Don't you think it will sell out?". "Nah...!!". Com um "Nah" tao convincente acabei mesmo por nao comprar os bilhetes. Ele disse-me que, mesmo que nao houvesse desconto, que os bihetes mais baratos nao iriam esgotar. Assim, a ver vamos.... Aproveitei tambem para comprar um guia sobre restaurantes e bares de NY. Ha que saber onde levar as pessoas quando estas me vierem visitar, certo? A primeira visita sera' do meu namorado... em Fevereiro, esta'-se mesmo a ver! Ironia do destino, um Portugues chamado Joao! Ironia porque sempre tentei nao me envolver com ninguem antes de vir para ca e, zas... foi logo acontecer uma semana antes! So prova que nao se controlam as razoes do coracao e que, tal como cantavam os cantores da sessao da radio NPR, e' bem mais facil entender a ciencia! :)
Fui para o Lincoln Center (onde fica o Avery Fisher Hall) de metro, o que se revelou uma jornada interessante. Na Times Square Station, que e' bastante grande e que tive de percorrer de uma ponta a outra, vi varios "musicos de rua". Desde um grupo enorme de "blacks" com musica breakdance aos berros e ao som da qual dancavam e se partiam todos ate um quarteto de cordas tocando musica classica, passando por sons argentinos de um acordeao e uma fusion version de musica pop com um jambe. Toda a multidao que me rodeava combinava com este zoo musical, pois em termos de visual ha de tudo... especialmente com este frio em que as pessoas buscam o util e nao o bonito. Desde que de para aquecer, usa-se/veste-se. Em termos de atitudes as pessoas tambem sao muito descontraidas. Uma das senhoras ao meu lado, na plataforma, comecou a dancar ao ritmo do tambor... nao sei se para aquecer se porque lhe apetecia mesmo. De qualquer das formas, estava a faze-lo na maior!
Durante o dia vieram-me 'a cabeca algumas consideracoes que gostaria de fazer aqui mas que, per se (hoje estou-lhe a dar) nao se relacionam entre si. Assim, seguem em forma de lista:
- e' "muita" giro ver o fumo a sair das tampas do esgoto. Tal e qual como se ve nos filmes. E, contrariamente ao que eu pensava, nao cheira mal!
- Quanto mais perto se esta' do Empire State Building menos se consegue consegue ve-lo. Sei que soa contraditorio e nem eu mesma sei como explicar esta constatacao mas, o que e certo e' que e' verdade!
- Afinal cortei mesmo o cabelo... so lhe faltava o sitio ideal para adquirir personalidade. Passo a explicar: pouco antes de vir para ca fui a um cabeleireio "supe' cheio de estilo, sei la'!", para fazer um corte todo moderno. Acontece que, quando vim para casa, a diferenca era tao pouca que o meu pai ate me perguntou "Nao ias cortar o cabelo hoje?". "Granda" melao, claro... ainda para mais porque paguei 30 Euros. Bem, chegada a NY, parece que o cabelo comecou a ficar diferente. Uma das raparigas ca do lab ate me perguntou "Where did you get your hair cut? The moment I saw you I said to myslef: OH MY GOD!! She has the haircut I want!". "Na China, querida!". Claro que nao respondi isto... era obvio que so' podia ter sido em Portugal mas, foi o que me apeteceu dizer! Pois se ela me viu no dia a seguir a eu ter chegado a NY, julgava que eu o tivesse cortado ca'? Confesso que a minha prioridade ao sair do aeroporto nao foi propriamente ir a correr 'a procura de um cabeleireiro. Talvez essa fosse a prioridade dela, nao sei. Como e' americana... tudo e' possivel. De qualquer das formas, gostei do comentario. Tambem acho que o cabelo esta' "muita" giro. E' dos ares....
- A Lei de Murphy existe mesmo e ca' em NY funciona melhor que nunca. Eis a Ines, a um Domingo no laboratorio, desde as 9h da matina, sempre a fazer algo relacionado com o seu trabalho: ver embrioes, ler um artigo, consultar o livro de desenvolvimento... tudo muito bonito. No preciso momento em que, apos algumas horas de labuta, decido consultar uma pagina na net.... aparece o meu chefe para falar comigo! E' preciso ter azar!....
- Ter pelos no nariz nao e' o mais conveniente para os dias frios que se fazem sentir ultimamente. Ao meu lado, no metro, ia um senhor que, por causa do frio, tinha os pelos congelados. E viam-se perfeitamente porque eram grandes. Ainda bem que o meu nariz e' bem limpinho... nao queria ver a pessoa sentada ao meu lado no metro a rir sem eu saber que o fazia por minha causa... tal como me aconteceu. Nao consegui evitar rir!
Bem, e ja' chega de parvoice por hoje!

Saturday, January 24, 2004

 
Ando mesmo a escrever muito...acho que reflecte um pouco a falta de um amigo por estas bandas. Por enquanto toda a gente e' muito simpatica mas, nao passam disso mesmo. Pessoas simpaticas com quem passo o dia mas com quem ainda nao estabeleci qualquer outro tipo de relacao, para alem de profissional. Assim que as coisas estabilizarem um pouco mais vou comecar a investir em conhecer pessoas de outros meios... artistas ou musicos seria o ideal. Sinto que o meu lado artistico precisa de ser estimulado... principalmente o musical uma vez que ainda nao tenho aparelhagem para poder ouvir os meus CDs. Tenho saudades deles! Mas, estou definitivamente no sitio certo para explorar Arte. NY tem ofertas infinitas!
Hoje... hhmmm, digamos que me dediquei, especialmente por necessidade, 'a contemplacao da arte de decoracao de interiores. Fui ate ao IKEA (grande loja de mobilia e aderecos para a casa de origem sueca e bastante acessivel economicamente) em New Jersey. Ha um shuttle gratuito entre NY e NJ aos fins-de-semana, pelo que aproveitei. A viagem e' de cerca de 30 minutos e deu para ter uma vista sobre Manhattan bastante bonita. O Sol apareceu e tornou o cenario de neve e gelo mais brilhante. Rios e pequenos cursos de agua encontram-se congelados ou com uma fina pelicula de gelo 'a superficie.
Tudo isto e' muito bonito visto de dentro de uma casa ou autocarro porque la fora estava MESMO MUITO frio. Enquanto caminhava para o terminal de autocarros ainda pairaram alguns flocos de neve no ar mas, felizmente, foi so uma ameaca. Com o vento a sensacao de frio ainda se torna mais acentuada, parecendo estar entre -17º C e os -20º C, aproximadamente. Constatei que, na zona da cara, a area que mais dormente fica com a temperatura e' o labio inferior. E' curioso humedece-lo com a lingua ou com o labio superior e sentir como se se tivesse uma pedra de gelo na boca. Deve ser uma experiencia interessante beijar alguem nestas condicoes. Para os dois, acho :)
Como fui pela manha ainda nao havia muita gente na loja, pelo que deu para ver as coisas com calma. Consegui escolher uma cama, uma estrutura com prateleiras e gavetas, uma escrivaninha, um edredon, almofadas, lencois, candeeiros e toalhas. Assim ja fiquei com as ideias mais definidas para voltar la no proximo fim de semana e comprar isso tudo e mais alguma coisa, claro... mulheres!
Vou com uma rapariga ca do laboratorio que se voluntariou a trazer as minhas coisas na carrinha dela. Assim, poupo os 100$ de transporte ao domicilio. Regressei por volta das 13h e foi mesmo a altura ideal. Ja se estava a tornar insuportavel a quantidade de gente por metro quadrado. Foi engracado que 'a minha volta ouvi quase todas as linguas, sendo o ingles uma minoria. Ouvi ate Portugues e "Brasileiro".
Se de manha, pelas 9h, a cidade ainda estava a "acordar", quando cheguei (mais ou menos 'as 14h) estava totalmente activa, como se de um dia de semana se tratasse. Passei pela zona do Times Square e e' incrivel como, sempre que passo por la', me apaixono de novo pela cidade. Toda aquela luz, movimento, gente e barulho renovam o meu entusiamo por Nova Iorque a felicidade de ca' estar. Acho que servira' de terapia sempre que estiver "em baixo"... sempre e' mais economico do que ir comprar roupa ou sapatos, hehehe (se bem que naquela zona ha' um risco consideravel disso acontecer!).
Vim para o lab, onde recolhi os meus primeiros embrioes de zebrafish. Sao tao giros! Estou agora a companhar o desenvolvimento deles ao microscopio e, nos intervalos, vou relatando as minhas aventuras. E' mesmo espectacular ve-los a desenvolver-se e ir identificando as estruturas que caracterizam cada estadio. Sei que e' um cliche mas, a Natureza faz as coisas de maneira mesmo magnifica. E' nestes momentos que sinto com mais certeza que a minha escolha profissional me realiza plenamente. Estou mesmo ansiosa por comecar a investigar e enfrentar todos os obstaculos inerentes para poder ficar mais proximo da Natureza! Acho que me apaixonei pelos meus peixes!!
Alguem uma vez me disse "Es uma romantica inveterada". Hmm... talvez nao todos os dias mas acho que hoje sim!
Os embrioes esperam-me....

 
Ois... ontem o dia foi tao preenchido que nao tive tempo para escrever. Assim, eis as novidades do dia 23 de Janeiro.
Foi um dia diferente. Quase me arrisquei a ser ouvida em todos os Estados Unidos e ficar famosa mas... resisti 'a tentacao, hehehe. Passo a explicar: houve um programa na NPR (National Public Radio) sobre ciencia que, contrariamente ao normal, foi gravado em NY (normalmente e' gravado em Washington), nomeadamente na CUNY (City University of New York). Isto hoje e' so' abreviaturas.... ate' parece uma coisa importante! Continuando: uma das raparigas do lab conseguiu 3 ingressos para assistir ao vivo a esse programa, que era simultaneamente difundido em directo para todo o pais, e eu acabei por me juntar.
Estava um briol do cara**o (desculpem mas nao ha' palavras mansas para este frio todo) mas mesmo assim caminhamos ate' 'a 5ª Av. O auditorio era bastante grande e moderno e encontrava-se semi-cheio.... ou vazio, consoante quem esta' a ler este diario e' um optimista ou pessimista por natureza. Para o tipo de evento e, tendo em conta a possivel adesao que tal teria em Portugal, eu acho que estava semi-cheio. No palco alinhavam-se, com os respectivos microfones e auriculares, o locutor Ira Flatow e os convidados Arthur Giron (guionista, voz cava e com ar de quem estava com uma "ganda pazada"), J.Holtham (Director de Programas de Teatro), Brian Schwartz (Fisico e vice-presidente "for Research and Sponsored Programs"... com um curriculo impressionante mas ja' com alguns sinais de "teias de aranha"... e' a idade!) e Joshua Rosenblum (compositor, pianista e escritor de letras para as pecas Einstein's Dreams e Fermat's Last Tango... bastante comico e parecido com o carteiro da serie infantil "O Carteiro e o seu Gato Preto e Branco. Se calhar foi por isso que o achei tao comico!).
O tema era a ciencia e a arte, nomedamente a ciencia no teatro. Foi muito interessante e ate tivemos oportunidade de assistir ao vivo a duas interpretacoes de duas das musicas que fazem parte dos musicais acima referidos (acompanhadas ao piano pelo "carteiro"). Na primeira musica falava-se de como o amor e' bem mais dificil do que a ciencia, que e' bastante mais previsivel. Dois cantores, um bastante anafado e outro bastante magrinho, com cara de British, fizeram as honras da casa (os dois com ares de panilas, contudo). Parecia um ensaio para um espectaculo da Broadway! As expressoes facias e corporais enriqueceram bastante a musica e letra e eles eram bastante bons cantores. A segunda cancao foi interpretada por uma senhora bastante engracada, de olhos azuis pequenos e vivazes, que ate dancava um pouco sempre que a musica assim o exigia. Falava da esposa de um cientista que nao recebia a devida atencao do marido por ele estar sempre muito embrenhado em calculos e formulas e assim fazia muitas analogias a termos matematicos, especialmente 'a nocao de zero, nada ou vazio. Muito interessante!
Ao longo da conversa, tanto a plateia, no auditorio, como pessoas pelo telefone, podiam participar. Houve um altura em que o "carteiro" disse que uma das pecas dele tinha tido especial impacto em Portugal, tanto que ate o nosso Presidente Sampaio a foi ver. Ai, as minhas colegas saltaram logo da cadeira para me tentarem convencer a fazer alguma pergunta. Confesso que gostaria de ter feito uma pergunta que se formou logo na minha cabeca quanto ao impacto que os factores culturais poderao ter na aceitacao de pecas onde a ciencia e' retratada mas claro esta' que nao o fiz. Acho que no momento em que me visse com o microfone 'a frente, ciente de que todo o pais estava a ouvir, com todas aquelas caras e luzes a apontar para mim, pura e simplesmente nao conseguiria formar uma unica frase coerente em ingles. Pah, o que e' que querem?... Nao estava pronta para me tornar uma estrela logo na 2ª semana que ca' estava. E eu vim para ca' para trabalhar... se ficasse famosa, depois teria que passar mais tempo a dar autografos e entrevistas e... nao pode ser, hehehe!
Houve perguntas bastante interessantes mas, claro, tinha que haver um "totoinho" para estragar a festa... americano, claro! Via-se que o tipo queria mesmo era "aparecer" na radio. Assim, agarra no microfone e diz algo como "bla', bla', bla' (os americanos fazem sempre grandes introducoes... acho que tem a ver com o facto de adorarem ouvir-se) a ciencia esta' a caminhar perigosamente perto do precipicio, veja-se a bomba atomica, DNA, clonagem, etc. Acham que levar os cientistas ao teatro para ver pecas desta indole seria uma boa maneira de lhes incutir e ensinar moral e etica?".
Eu nao queria acreditar que aquele imbecil tinha feito aquela pergunta. "Oh, coisinho?!?! Nao tiveste ninguem que te educasse, nao?".
Como consequencia, geraram-se alguns comentarios que, a meu ver, deixaram a tonica no sitio errado. Disseram algo como "as pessoas tem que deixar de associar ao cientista uma faceta malevola", mas nao explicaram.
Esse tipo de associacao denota logo um preconceito... ainda por cima deformado. O cientista, na acepcao mais basica da palavra, e' alguem que busca o conhecimento, a descoberta. O cientista nao "inventa" para fazer o bem ou o mal... o cientista "inventa" para saber. Agora, o fim que esse conhecimento leva quando em determinado contexto politico, social, economico e' que se pode traduzir benefico ou nao. Alias, foi esta consciencia que levou 'a criacao do premio Nobel. Resumidamente, Alfred Nobel inventou a dinamite no sec.XIX, sem quaisquer intencoes destrutivas e, ao ver como uma aplicacao diferente daquela que ele esperava podia levar 'a guerra, decidiu investir a sua fortuna na promocao da paz pela ciencia, promovendo e apoiando o desenvolvimento ceintifico para que este fosse reconhecido e aplicado "devidamente". Epa'... se calhar devia ter falado. Vejo agora que esta me tinha ficado atravessada. Bem, leva o diario por tabela... como e' meu, posso fazer o que eu quiser, hehe!
No lab as coisas avancaram mais um pouquinho. Ja formei alguns casais de peixes para que amanha possa ter embrioes para observar ao microscopio. E isto claro porque ja aprendi a distinguir os machos das femeas. Curiosamente, o rosa revela-se a cor masculina enquanto que amarelo identifica o feminino. Portanto, quebra-se aqui outro preconceito: cor-de-rosa nao quer dizer menina!
Mas, de preconceitos estamos nos cheios e dessa nao nos livramos... veja-se o comentario que fiz sobre os cantores. Embora nao tenha nada contra os homossexuais nao consegui deixar de associar essa orientacao sexual com o mundo das artes. Vou ver se melhoro este lado da minha personalidade para poder criticar os americanos 'a vontade, hehehe. Off with prejudices!!
'A noite fui convidada para uma Jam Session no 38º oitavo andar de um dos edificios da Rockefeller University. Era o aniversaio de um italiano que nao conheco. A ideia pareceu-me apelativa mas, depois de ter caminhado 10 minutos para ir ate 'a minha futura casa para tirar as medidas do quarto e ter ficado quase congelada, nao me apeteceu andar outra vez ao frio quando tivesse que regressar da festa 'a noite. Mais oportunidades virao... espero!
O Empire State esta' branco... acho que e' a antever os proximos dias de pleno Inverno!

Thursday, January 22, 2004

 
Hoje o dia foi bastante bom.
Finalmente comecei a lidar com os meus peixes, no laboratorio, o que ja' me deu uma sensacao de estar a entrar no esquema. Tambem tive uma "lab meeting" e um "journal club", o que contribuiu para me estimular intelectualmente. Estes dias tem sido bastante bons para reactivar a minha actividade cerebral cientifica pois, apos 6 meses de ferias, o meu cerebro ja' nem sequer sabia o que um gene era... pelo menos logo 'a primeira, hehehe. Mas, e' como andar de bicicleta...
Por ser 5ª feira houve "Happy Hour" aqui no departamento, o que significa comida e bebida "di gratis". Tambem havia disso no laboratorio onde estive na Alemanha mas as doses nao se comparam 'as daqui... sao mesmo industriais!! La' esta', mais uma caracteristica dos Camones: comida e bebida tem sempre que ser em doses gigantes. Big is the word!
Recebi o cartao definitivo da minha conta bancaria ca' onde, finalmente, ja' chegou a trasaccao que fiz a semana passada, a partir de Portugal. E' um alivio saber que o dinheiro chegou ao sitio certo, sem muitos "danos". Nao me posso arriscar a ficar sem dinheiro ca' por estas zonas... essa e' uma das regras de ouro!
Como da' para ver, ja me comeco a integrar bem no sistema... acho que so' ainda nao me habituei totalmente ao frio, que se avizinha bastante gelado para os proximos dias. Preveem outra frente fria, levando os termometros a baixar, nos casos mais extremos, ate' aos -10º Fahrenheit... o que significa algo como -23º C. Assim, se eu deixar de escrever e' porque fiquei congelada algures :)
E' verdade, o Empire State continua amarelo e vermelho... sera' que existe versao azul e branca?!? Era fixe... Vivo' FCP, carago!

Wednesday, January 21, 2004

 
Hoje nao ha' muita coisa a contar. Tal como nos outros dias, saio de "casa" para vir para o lab e do lab para ir para "casa". Como o apartamento onde estou e' na porta ao lado do instituto, o tempo que passo na rua e' bastante reduzido... o que, nesta altura, ate' agradeco. Embora seja uma travessia bastante curta, e' o suficiente para ficar com frio e sentir o nariz a doer por respirar ar tao gelido. Mesmo assim, ainda hoje vi um Camone com as suas belas calcas de fato de treino e, imaginem, manga curta... e nao estava a fazer jogging. Parafraseando e adaptando um pensamento do grande filosofo Obelix, "estes Americanos sao loucos!".
Ate' me arrepiei, muito embora tivesse vestidas duas camisolas de manga comprida (uma das quais de gola lata), um casaco e o meu belo kispo amarelo (super quentinho!). O amarelo aqui e' bastante popular (deve ter qualquer coisa a ver com a enorme quantidade de taxis) pelo que ja recebi 2 elogios sobre este belo agasalho... e de pessoas que apenas se cruzaram comigo na rua. Como vem, os americanos ate' podem ser bastante simpaticos... ou sera' que tem uma necessidade compulsiva de fingirem que o sao? Hmmm, tenho que investigar isso.
Nao me posso alongar muito mais pois ainda tenho que ir comprar alguns viveres. Ontem esgotei o meu stock, modestias a' parte, numa receita "A' La Ines" bastante saborosa. Fiz um prato com atum, esparguete de espinafre e uma polpa bem espessa e saborosa de tomate, cebola, alho e especiarias. Nao estava mau nao senhor... ou entao foi a vista que ajudou, pois jantei tendo por cenario NY de um 12º andar, bem de frente para a cidade, onde se destacam o Empire State e Chrysler buildings. Curiosidade: o Empire State tem adquirido diferentes cores durante os ultimos dias. A semana passada esteve todo iluminado de verde, em honra do Popeye e companhia (amercianos!!). Desde ontem apresenta-se com duas cores: vermelho na base e amarelo na ponta. Fica mesmo giro! :)

Tuesday, January 20, 2004

 
Ok... eis-me a preencher as primeiras linhas do que, penso, vira a ser um extenso diario. Isto, claro, se encontrar tempo para isso. Essa e logo uma das primeiras coisas que se sente em Nova Iorque, nomeadamente Manhattan. Nao ha tempo que chegue para nada. Existem pura e simplesmente demasiadas coisas para fazer e isto aplica-se tambem ao trabalho. No laboratorio tenta-se sempre fazer mais e mais... vive-se para produzir. That's America. Outra coisa, e que ja devem ter notado, e que por estas bandas nao existem teclados "normais". Estes tipos sao doidos por Macs e para eles so existe o ingles... o que foca outra caracteristica deste pais: Viva o Umbigo Americano!! As noticias sao realmente deturpadas e todas elas se focam na America, nos Americanos, no Patriotismo Americano ou um desgracado qualquer que atravessou a rua e foi atropelado.... e que era americano. Contudo, com alguns dedos de testa, acho que se conseguem superar bem estas condicionantes culturais... os Camones ate se revelam pessoas bastante simpaticas (algumas mais superficiais que outars, e certo). Se se mantiver em mente que quando, com um super sorriso Pepsodent, nos perguntal "How' you doin'?" eles nao querem ouvir a resposta, acho que podemos sobreviver. Assim sabemos que nao nos devemos ofender pois essa e mesmo a natureza destes pinguins.
Pinguins... isso leva-me a um outro assunto, tao trivial mas tao importante para manter a tipico dialogo de americano, mais conhecido na Europa por "conversa de elevador". Refiro-me, obviamente, ao tempo. Por aqui tem feito frio mas, contrariamente ao que se tem feito anunciar, nada de tao insuportavel e terrivel. E verdade que ja nevou varias vezes, mas isso ate e giro... pelo menos para mim que nao costumo passar por estas experiencia em Portugal. A Outra coisa engracada (e que pode nao ter piada nenhuma se dermos um trambulhao valente) e a camada quase invisiel de gelo que se forma no chao. Por isso temos que caminhar cautelosamente e NY parece uma autentica cidade de pinguins.
Mas, nao fiquem com a ideia errada. Estou a adorar estar ca e parece-me que os proximos 3 anos serao repletos de experiencias inesqueciveis.
Na Big Apple o primeiro grande Worm que encontrei foi toda a burocracia que envolve servicos de emigracao, recursos humanos, bancos, seguros de saude... ainda ando metida nessa confusao toda mas, no fim, acho que me safarei sem problemas. Um outro grande Worm com que me deveria ter confrontado e o de arranjar casa em NY mas, fui suficientemente sortuda, e consegui isso em menos de um dia de ter ca chegado.
No fim de semana consegui relaxar um pouco e visitar alguns "hot spots" da cidade: Empire State Building, Times Square, Carnegie Hall, NY Ballet, NY Opera, NY Philharmonic orchestra (claro que estas salas de espectaculo me fizeram cair na realidade de estudante com os precos exurbitantes dos bilhetes), Central Park e Madison Square Garden. E optimo poder estar pessoalmente naqueles locais que aparecem nos filmes que vemos durante toda a nossa vida. No Domingo preparava-me para "atacar" a China Town, Soho, Financial District, East Village... mas a neve nao deixou. Fica para um dos muitos dias que terei.... depois conto!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?