Friday, May 07, 2004

 

Musica (Parte I) - 24.93 Gigas

Uma parte importante da minha vida e' preenchida com musica... essencialmente ouvindo-a e tentando descobrir novos sons.

Ontem, parecia uma crianca em frente a uma vitrine de uma loja de doces quando me sentei em frente ao computador, apos o ter enchido com nada mais nada menos que 24.93 Gigas de musica. 5299 cancoes!! Obtive tal tesouro de alguem no lab que, tal como eu, e' viciado em musica. Preparamos o evento meticulosamente: eu traria o meu laptop para o lab e o Thomas traria o seu iPod e os respectivos cabos. Em qualquer coisa como 30 minutos, o conteudo da pequena maquina foi literalmente sugado pelo meu Mac.
"Ganda bomba"!
Estava ansiosa por chegar a casa e poder comecar a explorar esta nova aquisicao. Perante tanta escolha e variedade nem sabia por onde comecar. Mas nao me atrapalhei: vai de ouvir os 2 albuns dos Zero Seven que, por um lapso inqualificavel, deixei em Portugal e que serao os autores do proximo concerto que vou ver aqui em NY. Acompanhada por esse excelente som, redigi a cronica anterior. Acho que ate' o fiz mais devagar, so' para poder ouvir os albuns ate' ao fim.
A determinada altura viajei ate' Heidelberg. Numa festa conheci o Thorsten, rapaz com quem houve de imediato uma simpatia mutua. Dois dedos de conversa chegaram para perceber que ambos gostavamos muito de musica, pelo que combinamos um encontro em Frankfurt, para assistirmos a um recital de piano. Durante o trajecto de comboio ate' la' a banda sonora foi o na altura recem adquirido album dos Zero Seven (Simple Things), onde me apaixonei irremediavelmente pela musica nÂș7. A partir dai', sempre que a ouco lembro-me do dia em que conheci este rapaz tao simpatico, do fantastico recital a que assistimos e como estava bonita Frankfurt 'a noite quando o Thorsten me levou ao topo de um arranha ceus para ver os telhados da cidade.
E' bom associar musicas boas a momentos bons.
Ah.... como sabe bem!
O cenario era acolhedor: de pijama e envolta num roupao branco escrevi iluminada por uma luz tenue que, indirecta e timidamente enchia o quarto... aconchegante. Na boca, o sabor a chocolate negro... gelado Godiva. Hhmm!!! E aquele som, aquelas memorias... Dormi aconchegada.

A relacao que tenho com a musica e' de facto suis generis. Nao e' raro conseguir lembrar-me de filmes e de cenas especificas quando, em situacoes completamente desligadas, ouco um trecho da uma banda sonora. Muitas vezes ao sair da sala de cinema a primeira coisa que comento e' a banda sonora que, exceptuando o meu pai, raramente alguem ouviu! Sempre que vou viajar o meu primeiro pensamento vai para a minha coleccao de CDs. "Como os vou levar?", "Onde os vou ouvir?" Lembro que na primeira vez que fui para a Alemanha (por um periodo de 5 semanas) levei uma mala SO' com o radio e os CDs. A vinda para os USA revelava-se mais complicada, pois tinha que trazer muito mais coisas mas, apos muitas e muitas horas a converter CDs em MP3s e a grava-los, consegui trazer quase todos. Note-se que o quase e' a palavra chave. Os pouco que ficaram do outro lado do Atlantico fazem-me sentir algo despida... como se me faltasse algo permanentemente. O mais engracado e' que raramente os ouco a todos. Ha' alguns que seguramente ha' mais de uma ano nao sao escutados mas... gosto de os ter comigo. Nunca se sabe quando vou precisar especificamente daquele som!
Pancas, dirao muitos... eu chamo-lhe, mais uma vez, sensibilidade.
Por isso vou relatar mais uns quantos episodios que se relacionam obviamente com musica.
Ooops... tera' que ficar para mais tarde. A ida a um concerto num barco no meio do rio Hudson para ouvir e dancar ao som da musica de Boozoo Bajou chama-me. Sempre sera' mais um relato!

(continua)

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?