Saturday, April 24, 2004

 

Primavera em NY

Hoje o dia esta' radiante!
Embora ainda nao tenha chegado definitivamente, a Primavera esta' ja' bastante presente. A cidade esta' completamente modificada, adquirindo um visual completamente diferente com todas as flores a despontar e as volhas verdes e vicosas a crescer. E' um festival de cor em cada rua, sendo um exercicio bastante interessante olhar cada uma delas em toda a sua longitude, ate' se perder no horizonte, perdendo tambem de vista a quantidade enorme de arvores floridas e canteiros coloridos que ladeiam a lingua de alcatrao salpicada de taxis amarelos. Tambem as pessoas parecem ter adquirido nova vida, enchendo os passeios para passearem os filhos, os caes, a familia, para correrem, patinarem, pedalarem... ha exercicio fisico por tudo quanto e' lado. Acabei de vir do Central Park, onde estive a pedalar cerca de duas horas na minha nova bicicleta, adquirida no fim de semana passado. Tambem o parque me pareceu novo e renovado, sendo dificil encontrar semelhancas com o cenario que ainda tinha presente na minha mente, este o de Inverno, com arvores nuas e tons cinzentos. Escusado sera de dizer que a concentracao de desportistas era enorme, vendo-se movimento em qualquer uma das direccoes. Digamos que o Central Park e' a catedral do desporto: corpos por todo lado, movimento, musica, jogos, celulites palpitantes, musculos pulsantes, gotas de suor, sorrisos nos labios, caes que correm atras de uma bola ou de um disco ou que acompanham o dono enquanto este corre ou pedala, carinhos de bebes, uns empurrados a passo outros em verdadeira corrida, baseball, musicos, pic-nics, mantas no chao e namorados deitados a apanhar sol, corridas de carros telecomandados... ha de tudo! A figura mais caricata foi sem duvida uma senhora dentro dos seus 60 anos, muito magra e seca que pedalava numa bicicleta ja' antiga. As calcas justas e fluorescentemente coloridas deixavam adivinhar as pernas magras e pouco musculadas. A maquilhagem espampanante, a combinar com varios com colares e pulseiras dentro do mesmo estilo ja' chamavam por si so' a atencao mas o centro eram mesmo os sapatos. Ai ia ela toda lampeira a pedalar com uns sapatos lilazes de salto alto (mesmo muito alto!!). Pareciam os sapatos da Mary Poppins, para quem viu o filme.
Claramente, toda a gente 'e movida a energia solar e toda esta azafama que se ve reflecte o mesmo espectaculo que as arvores, plantas e flores transpiram na explosao fotossintetica que iniciaram desde que o Sol comecou a brilhar e as temperaturas a subir. Ate' os esquilos parecem ter uma "fatiota" nova. Se no Inverno andavam todos "deslambidos", com cores palidas e peladas heterogeneas, agora estao todos felpudinhos e fofinhos... so apetece aperta-los de tao engracados que sao. Engracados e descarados: o habito de conviver com as pessoas e' tanto que se aproximam sem quaisquer receios, chegando ate' a seguir-nos se os chamarmos.
Sinceramente, com esquilos nao me importo. No metro tambem ja' reparei que os tipicos ratos (que em Londres eram pequeninos mas que aqui sao verdadeiros coelhos) estao bastante 'a vontade. Se ja' era normal ve-los nos carris, tambem ja' me aconteceu estar na plataforma e ver um deles curiosamente a olhar para mim e a aproximar-se. O pior e' que nem so' estes animais sao sensiveis 'a festa Primaveril... Os meus maiores receios ja' se comecaram a verificar e, quem me conhece, sabe o quao horrivel para mim e' comecar a ver baratas em tudo quanto e' lado. Pois e'! Yacchh, estas "coisas" comecaram a sair das catacumbas onde normalmente andam para comecarem a povoar os passeios. Ainda nao vi muitas mas, ja me disseram para me preparar... nem quero pensar nisso! Acho que nao vou precisar de usar esfoliante durante o Verao pois as irritacoes que estes bichos me causam poem-me com coceira cosntante! Eis o NY style de Primavera: em vez de andorinhas temos baratas!
Yach... disgusting!!! :P

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?