Wednesday, March 03, 2004

 
Tenho andado preguicosa e a vontade de escrever nao tem sido muita. Mas, constatando a alegria que me da ler outros blogs, como o do meu pai, que acabei de ler agora mesmo e me encheu o peito de felicidade e o rosto com um sorriso, percebo que nestas coisas nao se pode ficar fora por muito tempo. Felizmente, quem nos le sente a nossa falta e, por vezes, ate reclama a ausencia de escrita (falo do meu amigo Antonio, agora em terras Lusitanas mas cuja vontade de vir a NY e tanta que nao perde uma das minhas cronicas... e reclama quando estas escasseiam, hehehe).
O fim de semana que passou foi deveras agradavel, especialmente porque o tempo esteve fantastico. O facto de haver sol, temperaturas amenas e ceu azul fez com que uma nova energia renascesse nos Nova Iorquinos, cansados de frio, vento, neve, cachecois, gorros e luvas. Soube mesmo bem caminhar sem qualquer um destes apetrechos e saborear o ar Primaveril. Nas ruas a agitacao era mais que muita, nao porque as pessoas tivessem que ir trabalhar mas porque a vontade de sair de casa era enorme. Gente a passear os caes, a andar de bicicleta, a encontrar-se com os amigos para uma bebida na esplanada ou entao, com os calcoes vestido e mangas curtas, a jogar qualquer jogo, como basket, baseball ou football. Washington e Union square (locais por onde caminhei) estavam tao apinhados que julguei que ia haver qualquer manifestacao ou evento social. Por todo lado havia artistas a tocar, pintar, cantar ou a animar a malta com actuacoes comicas.
Pela manha tive que ir ao laboratorio, bem cedinho mas, a partir das 14h pude comecar a usufruir do dia. Caminhei pelos locais referidos ate chegar a loja de computadores da NYU onde ofereci um mimo a mim mesma e decidi comprar uma webcam. Espero que se reverta tambem num mimo para aqueles com quem contacto via net, pois assim ja me vao poder ver. Creio estar correcta ao dizer que foi um mega mimo para os meus pais. O riso estampado nos rostos deles disse tudo. Pude-lhes mostrar o meu quarto, as coisas que ja adquiri para o mobilar e, claro esta, mandar umas beijocas valentes. Como quaisquer pais acharam-me mais magra... julgam sempre que nao nos alimentamos convenientemente quando estamos fora de casa, hehehe. Mas, ate sao capazes de ter razao. Contrariamente a tendencia Americana, em vez de ganhar peso, perdi... menos mal. "Gaija" que e "gaija" gosta sempre de ficar mais magra!
E, pronto, mais uma coisita que torna a distancia mais pequena.
Porque naquele dia estava uma "maos largas", decidi tambem cortar o cabelo. Juntou-se o util ao agradavel e, para alem de me livrar de uma "juba" ja algo volumosa, aquiri um novo look (para combinar com o tempo) e um novo conhecimento. Numa das minhas voltas passei por um salao cheio de asiaticos, super modernos e radicais, cada um com um estilo mais arrojado que o outro mas todos com algo em comum: tesoura em riste e um cliente a frente a quem cortavam o cabelo. "E mesmo aqui que vou cortar o meu cabelo!", pensei. Mas nao sem antes verificar os precos: $30, $35 ou $45 por lavagem, corte e secagem. "Hhmm, nao e propriamente barato mas, com sorte, por ter o cabelo curto, pago $30". Decidi cortar. Ironicamente, calha-me o unico cabeleireio que nao era asiatico.
Uma mega bichona Equatoriana, super simpatico e divertido. Adorooooooouu, ouvir falar Portugues, sei la, pelo que falamos nas nossas linguas maternas, entendendo-nos perfeitamente. Falou-me dos amores dele, do Equador, de Miami (onde tinha estado antes) eu sei la... tudo e mais alguma coisa, sem quaiquer preconceitos ou papos na lingua. Mentalidade Nova Iorquina! No fim estava com um corte super catita e uma barriga cheia de riso. Foi engracado... bem, o mesmo ja nao se pode dizer da conta. No fim pediram-me $40. Afinal o preco dependia do "estilista" e nao do comprimento do cabelo. Pah, podiam ter avisado!! Nao me importava de levar com um chinoca, hehehe! Bem, do mal o menos. O corte de cabelo ficou bem giro, bem moderno, bem NY. No lab ja recebi alguns elogios e a Sema confirmou-me que estava mesmo muito giro e que, tendo em consideracao o sitio e o facto de isto ser NY, que ate nem tinha sido muito caro. Possa, nao que nao!! Ainda nao me conformei :P
No regresso, embora ja fosse noite, as ruas continuavam cheias de gente. Frio... nem ve-lo!
Estes Americanos tambem sao exagerados. Porque as temperaturas subiram um pouco acima dos zero graus, comecaram logo a usar sandalias, mangas cavas e calcoes. Estou mesmo a ver que daqui a nada esta tudo constipado e quem se vai amolar e ca a Portuguesa. Bem, o que vale e que trouxe um carregamento de medicamentos para o efeito, nao fosse o diabo tece-las.
No Domingo, apos dormir e dormir e dormir, fui-me encontrar com 3 dos Portugueses, Vasco, Susana e Rui, para o meu primeiro Brunch em NY. Para quem nao sabe, a cidade e conhecida por ter excelentes refeicoes deste genero, que consistem numa juncao de breakfast (pequeno almoco) com lunch (almoco) e que sao servidas aos Domingos, do meio da manha ate meio a tarde. Caminhei pela 1a Av., da rua 18 ate a 63. Confesso que apos 1 hora de caminho cheguei ao pub Irlandes com vontade de comer. Escolhi um Vegi Burger acompanhado de sumo de laranja e Cesar's Salad. Estava bom mas, nao foi assim nada de especial. Valeu mais pela companhia.
No regresso, caminhei com o Rui pela 2a Av. e durante o percurso houve ate quem nos perguntasse "Brasileiros?". Os Americanos sao mesmo muito curiosos e metem conversa por tudo e por nada! Mas nao incomoda... ate e giro vermos que a nossa lingua e reconhecida. Bem, mais ou menos! :)
Por estes dias nao tenho muito mais a contar para alem de que o tempo continua muito bom, o trabalho vai correndo e, tirando umas idas ao ginasio, nao me tenho desviado do caminho casa-laboratorio. Ah, estou-me a esquecer que ontem quase ia tendo uma ataquinho cardiaco. Chegou a primeira conta telefonica, com a modica quantia de... sentem-se! $109 dolares. Fooonniix! Quando se adere a um novo servico e sempre assim. O ironico da situacao e que, em chamadas telefonicas gastei $5,32 dolares. O resto corresponde a tarifa mensal MAIS imposto, tarifa por requisito deste servico MAIS imposto. Tudo tem imposto e, ainda por cima, o imposto sobre as chamadas sai mais caro que as proprias chamadas e a tarifa diaria. Ah, e o telefone comprei eu se nao... nem sei qual seria o total. Sem esquecer, obviamente, que levaria um imposto em cima tambem.
Isto lembra-me um anuncio que vi no Brasil onde a personagem se queixava "No Banco ha taxa para tudo: taxa para ter uma conta bancaria, taxa para fazer uma transaccao, taxa para isto, taxa para aquilo... E, vejam so o meu azar. A minha gerente de conta chama-se NaTACHA!". E so mesmo isso que me falta, nao acham? :)
Felizmente, nem tudo e dinheiro a sair. Telefonei para a Apple e confirmaram-me que os $2500 dolares referentes ao computador que nao queria e que me foi enviado na mesma me vao ser devolvidos durante os proximos dias. "Venha ele"! "Venha ele" que ja faz falta!
Ontem fui ate ao ginasio para correr na passadeira. Estou mesmo em baixo de forma. JE, que ja participei, sempre a correr, em 4 meias-maratonas (sim, 21 km) ontem nao me aguentei nem por 20 minutos. E a ferrugem, e a ferrugem. Amanha vou la de novo para ver se a coisa ja melhorou um pouquinho!
Nada como um pouco de forca de vontade... nao se esquecam que falta a cedilha! ;)

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?