Monday, March 08, 2004

 
Ok, enough of lamechices e passemos a coisas boas.
Primeiro ponto positivo, alias mais que positivo, foram os 28 anos de casados que os meus pais celebraram hoje. Muitos Parabens meus queridos!
Durante estes 28 anos, 25 dos quais testemunhados por mim, so assisti a amor, carinho, compreensao, companheirismo e muita amizade entre o casal que, independentemente dos lacos familiares que nos unem, sao pura e simplesmente o mais perfeito que alguma vez conheci. Cada dia serve para que se apaixonem ainda mais (como se fosse possivel) e para que os lacos assumidos ha 28 anos se tornem mais fortes, solidos e indissociaveis. Fico feliz por eles... feliz por mim tambem. Cresci num meio priveligiado que espero um dia poder vir a encontrar, para mim mesma e para transmitir aos meus. Que continuem assim por muitos e muitos anos... estes 28 sao so o iniciozinho!
Segundo ponto positivo:o FCP, claro!! Bibo' Puorto carago!!! Afinfou 4 golacos na baliza do Belenenses e continua em frente a todo o vapor. E' continuar assim... bamos meus brabos!!! :)
Terceiro ponto positivo... hhmm, este ainda nao existe verdadeiramente mas sou so' eu a ser optimista. Se se vier a concretizar sera' durante os primeiros dias da proxima semana, resultado do arduo trabalho que tenho desenvolvido ultimamente. Falo obviamente de resultados laboratoriais. Porque me esforcei tanto, acho que era realmente merecido ter o meu primeiro resultado positivo. Fruto da minha inexperiencia, e' ja a 3ª vez que repito este ensaio mas, "la diz o pobonhe": Ensaio feito p'la Ines, 'a terceira e' que e' de bez!! (digam la que eu hoje nao estou inspirada, hehehe?!). Assim, depois de uma maratona de fixacao de embrioes que se estendeu da meia noite de 6ª feira ate 'as 7 da matina de Sabado (inicada, diga-se, apos um dia de trabalho completo e uma sessao de cinema), depois de uma breve soneca e regresso ao laboratorio na tarde de Sabado (ate 'a noite) e novo empreendimento laboratorial no Domingo, espero finalmente atingir o meu objectivo e ter belos embrioes corados de cor-de-rosa e de azul dentro em breve. Foram uns dias puxados, sem duvida mas, a sensacao de missao cumprida (para alem de comprida) e de empenho sao reconfortantes... por agora!
A ciencia pode ser madrasta e nao ignoro a possibilidade de o meu esforco poder vir a nao ser recompensado. Alias, tenho ate por tendencia pensar que as coisas nunca vao correr bem, arranjando assim uma dupla proteccao: se de facto nao correrem bem e' algo de que ja estava 'a espera; se correrem bem, melhor. E' uma agradavel surpresa. Contudo, porque para desanimo ja' me bastaram os dias anteriores, desta vez estou esperancosa e positiva. Para frente e' que e' o caminho, ora pois!
Como disse, na 6ª feira, enquanto fazia tempo para regressar ao lab, fui ate ao cinema, 'a sessao das 21:30. Juntei-me ao Rui, ao Victor e esposa e ao Andy, rapaz Ingles do laboratorio do Rui, e la fomos nos ate ao cinema Angelika ver o filme "Adeus Lenine". Parece-me que, embora a sala de cinema em si nao seja grande coisa, este vai ser um dos meus cinemas de eleicao, uma vez que projecta cinema internacional e isento das Americanadas e Hollywoodisses com que somos frequentemente bombardeados. O filme em questao ja saiu ha bastante tempo de cartaz e as criticas positivas acerca dele eram-me ja sobejamente familiares. Contudo, nao deixou de ser uma agradavel surpresa.
Adorei o filme: ri imenso, chorei imenso. Nao me foi, portanto, um filme indiferente. Gostei particularmente do facto de existirem momentos comicos e caricatos sem que se perdesse o sentido da realidade. Fala-se da antiga RDA e de toda a convulsao de acontecimentos que antecederam e sucederam a queda do muro de Berlim em 1989 e de como estes acontecimentos sao escamuteados por um filho, na tentativa de nao chocar a sua mae, socialista que permaneceu em estado de coma durante todo esse tempo. Sao-nos retratados acontecimentos importantes mas isto e' feito de forma activa. Somos deixados com duvidas e questoes quanto as falhas e vantagens que ambos os sistemas politicos, Socialismo e Capitalismo, apresentam. Nenhum deles e' perfeito e pode apenas concluir-se que, o que e' talvez verdadeiramente importante, sao os lacos entre as pessoas. Gostei!
Os actores estao particularmente bem escolhidos e fiquei com a forte impressao de que uma das actrizes era a mesma que participou em "Luna Papa", outro filme imperdivel, desta vez iraniano. Se nao era ela e' por certo muito parecida. Hhhmmm, deixa ver... uma breve busca no Google... voila, Chulpan Khamatova, e' ela mesmo!
Tem um tipo de beleza que, embora esteja longe do prototipo magro, olhos azuis e loira, me impressiona e agrada muito. Acho-a lindissima! E' revestida de uma candura que e' simultaneamente angelical e sensual. Os olhos sao extremamente expressivos e um sorriso diz tudo. Acho que e' daquelas coisas que so' algumas pessoas conseguem ter. E' curioso, contudo, que so' encontro estas caracteristicas em actrizes femininas, tal como Juliette Binoche ou Meryl Streep... deve ser aquele "je ne sais quoi" feminino que faz com que os homens nunca nos consigam perceber, mulheres! :) (provocacao, provocacao).
Hmm, que mais... hoje sinto-me com vontade de escrever. Vamos a factos soltos mas que ocuparam algum espaco na minha mente:
- Vi o cao Nova Iorquino. Que maximo!! Nao consegui deixar de rir sonoramente no meio da rua. Acompanhado do seu dono, vestido sofisticadamente com o seu fato cinzento, quica Armani ou Made in Taiwan, seguia um destes caezitos, pequenitos, peluditos, fragilitos, a pilhitas e aos quais so da vontade de mandar um chuto (desculpem-me os defensores dos direitos dos animais), o qual ostentava pomposamente uma K9-shirt (Nota: ler em Ingles) preta, a dizer "I Love New York" e, imaginem, tenis!! Quatro tenis minusculos, um em cada uma das pequenas patitas, mas a combinar com toda a indumentaria. Pretos e brancos e verdadeiramente estilosos. Era impossivel ficar indiferente! Only in America!!
- Hoje, enquanto me dirigia para casa, encontrei no caminho um fulano muito estranho. Se o facto de andar por cima da relva ja deixava adivinhar que nao devia "bater muito bem da bola" (sim, porque aqui de certeza que se pode ser processado por causa disso), o que veio a seguir assegurou-me de que era de facto maluquinho. Tra-la-la, ai vai ele alegremente por cima da relva, comeca a cantar e... kazam, zas-tras-pas, valente e sonoro peido em plena via publica (desculpem-me a linguagem explicita mas, o caso exige-o), capaz de por a um canto a tao famosa flatulencia de Bocage.
"Possa, deve ter rasgado as calcas!"
Lembrei-me de um italiano que ficou para sempre na nossas memorias quando, ha uns anos atras, eu, os meus pais e a minha mana esperavamos na fila para a Torre Eiffel. Tambem esta personagem, sem quaisquer pudores, largou uma "farpa" suficientemente valente e mal cheirosa para fazer saltar o capachinho que lhe cobria a careca. Se calhar o fulano de hoje nao era maluquinho... era sim, Italiano!! Mamma mia!!! A conversa ja esteve melhor, concerteza, mas a situacao nao deixou de me fazer rir!
- Viva a globalizacao, viva a Internet e as Webcams. Hoje, para alem de poder falar online com os meus pais ao mesmo tempo que nos viamos mutuamente, pude-lhes apresentar a Sema. Viram-se e escreveram-se. Foi mesmo engracado! Com todas estas modernices as pessoas ultrapassam as distancias e antecipam momentos que, de outra forma, so aconteceriam mais tarde. Assim, ja estao formalizadas as apresentacoes.
- Nao hajam duvidas que vivem duas cientistas ca em casa.
Quando cheguei 'a casa-de-banho encontrei uma verdadeira obra de arte, nomeadamente o esquema que a Sema arranjou para demolhar so' a parte inferior da cortina da banheira em lixivia. No meio da banheira (branca) equilibravam-se 2 baldes, o de baixo invertido (branco) e o de cima correctamente colocado (cor de rosa fluorescente) e cheio de lixivia (amarela), onde se inseria o fundo da cortina (transparente e com peixes coloridos), cuidadosamente colocada no seu interior. Digam la que nao e' uma verdadeira obra de arte, digna de um lugar num museu Nova Iorquino, de uma fotografia e de uma boa gargalhada? Face ao meu riso, a Sema so me respondeu "Well, and what do you say to this?". "This" era a minha toalha (vermelha) pendurada atras da porta (creme) que, qual esquema recambulesco, estendi ate um gancho na parede perpendicular. Porque no canto existe um tubo de aquecimento, achei que assim formava o triangulo ideal para que, quando a porta estivesse fechada, a toalha se abrisse e secasse melhor e mais rapido.
Cabecinhas pensadoras, ah!
- Hoje tive um jantar muito agradavel. Agradavel porque me reuni com o Rui, Cesar e Daniela e tambem porque o fizemos num restaurante Japones. Adoro Sushi e pude matar as saudades sem ficar com a carteira muito vazia. O restaurante estava com 50% de desconto em todos os pratos de Sushi e Sashimi pelo que nos pudemos consolar, sem nos desconsolarmos no fim. Vamos la a ver se a qualidade do peixe nao era a razao do desconto, hehhe. Amanha, se acordar as pintinhas vermelhas, logo vos digo! Foi mesmo muito bom e, no regresso, pude conversar longamente com o Rui que, por ja ser PostDoc, mais velho e mais experiente, me deu conselhos que, sei, serao muito importantes para o meu futuro na ciencia. Encontrei mais alguem com quem posso falar e desabafar ao mesmo tempo que recebo animo e apoio. O Rui e' de facto uma pessoa excelente... muito embora o frio e a chuva que se fazia sentir, perdeu 3 autocarros para que a conversa nao fosse interrompida. Estou sem duvida rodeada de pessoas extraordinarias.
- Link New York-Acores: as 4 estacoes de Vivaldi. Se 'a primeira vista a coisa nao parece fazer muito sentido, vao ja perceber o que quero dizer. Tal como nos Acores, em NY conseguem-se ter as 4 estacoes no mesmo dia. Hoje de manha comecamos com uma manha amena e solarenga que, com o chegar da tarde, se pos nublada e fresca. 'A noite comecou a ficar ventoso e a chover e, durante a madrugada, espera-se queda de neve. E esta, hein!!
- Estou a ficar uma dona de casa muito organizada. Lavei, sequei e dobrei a roupa, fiz sopa para a semana toda, preparei a refeicao para amanha e ainda... nao, nao e' um automovel. Consegui por o meu Blog em dia. Nao e' facil! ;)

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?